CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

5 cuidados para a manutenção da casa de praia

O que era para ser um momento de descanso e lazer pode acabar se tornando uma tremenda dor de cabeça. Esse inconveniente acontece com grande parte das pessoas que possuem casa na praia e deixam de lado a manutenção preventiva – prejudicando a durabilidade dos materiais e, claro, atrapalhando o tão aguardado veraneio. Para evitar surpresas ao chegar ao litoral, separamos cinco dicas para manter a casa em ordem e evitar a deterioração de móveis e acessórios. Confira:

 

1 – Use estratégias para afastar pragas e insetos

A umidade e o clima quente que caracterizam as áreas litorâneas favorecem a proliferação de insetos. Por isso, alguns cuidados são necessários, a fim de livrar a casa dos mosquitos, pernilongos e demais bichinhos que incomodam e podem provocar doenças. Entre as providências que podem ser tomadas está dedetizar periodicamente as áreas internas do imóvel. Além disso, é bastante útil instalar telas nas janelas e providenciar desratizações de tempos em tempos – afinal, manter os roedores longe é zelar pela saúde de todos que frequentam a casa.

 

2 – Mantenha paredes e tecidos livres do mofo

Devido a pouca ventilação ao longo do ano e ao clima úmido, o mofo é um companheiro indesejado de quem chega para o veraneio. Além de provocar problemas respiratórios ao ser inalado, ele danifica móveis e confere uma péssima aparência ao ambiente. Ao chegar, areje o imóvel inteiro. Abra portas e janelas, deixe o ar circular. Caso perceba manchas de mofo nas paredes, dilua água sanitária e aplique-a sobre as marcas. Outra recomendação é limpar com água e sabão e posteriormente usar fórmulas com ação fungicida e bactericida. O bicarbonato também pode ser útil se aplicado em uma mistura com água morna.

 

3 – Evite cheiro de bolor em armários e peças de roupa

Assim como o mofo, o cheiro de bolor se origina pela pouca circulação de ar. Para combater e prevenir esse problema, há uma receita simples e caseira: usar vinagre branco. Encharque um pano ou esponja com esse produto e passe no interior dos armários. Assim, eles ficarão livres dos fungos tão nocivos à saúde. Além disso, é preciso estar atento ao armazenamento de roupas de cama, cobertas, toalhas e travesseiros ali guardados. Ao chegar à residência de verão, areje cada peça de cama, mesa e banho. E, antes de guardar as roupas e travesseiros para a próxima temporada, embale as peças em sacos plásticos. Ao fazer isso, aperte as embalagens para que o ar saia antes de fechá-las.

 

4 – Preste atenção na escolha e manutenção dos metais

A maresia é, sem dúvidas, um dos principais fatores que levam à oxidação e deterioração de metais. Devido a essas gotículas carregadas pelo vento litorâneo, as ferragens precisam passar por limpeza periódica e lubrificação de peças móveis (como dobradiças, encaixes de maçanetas e parafusos). É recomendado o uso do aço inox ou galvanizado – que, para maior proteção, podem receber pinturas especiais contra a corrosão. Utilizando algumas camadas de verniz protetor a resistência desses materiaisjá aumenta. Outro cuidado básico é limpar a casa com um pano úmido ou sabão neutro, dependendo do caso. Isso evita a ação oxidante nas partes metálicas e protege contra a ferrugem. O menor número de ácidos agressivos torna as superfícies menos abrasivas.

5 – Cuidados externos também devem ser priorizados

Embora o interior da casa seja o mais observado na hora do veraneio – afinal, é ali que a família passará boa parte do tempo – os aspectos externos também precisam ser avaliados. Cuidar da limpeza da caixa d´água em uma casa de praia, por exemplo, é essencial. Esse cuidado deve ser, inclusive, um dos primeiros a serem tomados ao se chegar a um imóvel de veraneio,pois, sem uso, a água parada na caixa perde o cloro, e disso decorrem sérios problemas – como a contaminação por algas, fungos e bactérias. Além disso, sempre que possível, pinte as paredes do imóvel com tintas impermeabilizantes, pois elas formam uma camada de proteção que pode evitar que o mofo se instale nos cômodos.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe o conteúdo com seus amigos e acompanhe os canais digitais da Meber Metais para conferir mais novidades!