5 dicas para manter as bactérias bem longe da sua cozinha
Existem bilhões de bactérias espalhadas por todos os cantos da casa e, se o controle e a limpeza não forem feitos da maneira correta, elas podem trazer risco para a saúde de toda a família. A cozinha é o principal ambiente onde todo cuidado é pouco, pois é o local mais predisposto a microorganismos. Fique atento às dicas a seguir e mantenha-os longe da sua casa.
1-Esponja
Utilizada principalmente para lavar louças, está em contato direto com os germes e bactérias contidos na pia. Após utilizar a esponja, remova qualquer resto de comida presente no objeto. As bactérias também adoram a umidade, por isso, na medida do possível, torça a esponja para que grande parte da água seja dispensada, facilitando a sua secagem.
2-Refrigerador
As bactérias causam mau cheiro e estragam alimentos, para evitá-las, é preciso limpar a geladeira uma vez por semana. Desligue o eletrodoméstico, tire todos os produtos e passe um pano úmido nas embalagens. Para tirar os microorganismos que ficam grudados nas paredes internas do aparelho, passe um pano com álcool ou hipoclorito.
3-Lixeiras
Lixeira com pedal, sempre! É Inadmissível abrir a tampa da lixeira, com as mãos, enquanto está cozinhando. Outra dica que deve ser observada é mantê-la sempre no chão. Os restos de comida que ficam na lixeira podem propiciar a proliferação de bactérias e consequentemente serem transferidas para os alimentos repousados na pia.
4-Panos de Prato
Eles são itens indispensáveis em qualquer cozinha, mas também grandes acumuladores de bactérias. Para limpar os panos corretamente e evitar a contaminação, lave-os com água quente e sabão neutro. Você pode pôr de molho os panos que estiverem mais manchados, em uma bacia com um pouco de água sanitária. Depois coloque-os para secar ao ar livre.
5-Pia
A pia da cozinha, item essencial para que toda a louça seja limpa, acaba se transformando em um dos locais mais sujos da casa, já que todos os germes e bactérias presentes nos restos de comida passam por ela no momento da limpeza. Para acabar com as bactérias, borrife a região com uma mistura de 500 ml de água com 1 colher de sopa de água sanitária todas as noites.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão fechados.