CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Alimentos Que não Devem Ser armazenados na Geladeira

A premissa de que alimentos conservados em refrigeração tem maior durabilidade esbarra em alguns itens que rejeitam essa forma de conservação e acabam estragando na geladeira  por incrível que pareça. Muitos deles, inclusive, são pouco óbvios e acabam nos enganando na hora da armazenagem. Você sabe quais são eles? Então confira a seguir uma lista de produtos que ‘preferem’ a temperatura ambiente:

Frutas e legumes


Isso mesmo! Muitas frutas e legumes acabam parando na geladeira incorretamente. Para o tomate, por exemplo, a refrigeração haja uma deterioração mais rápida e, assim, perca o sabor natural – eles devem ser colocados na fruteira com a cabeça para baixo.
Pesquisas recentes também descobriram que deixar melões e melancias em temperatura ambiente ajuda a manter antioxidantes intactos – ou seja, somente depois de cortadas que elas devem ir para a geladeira (por até quatro dias). A mesma orientação vale para a banana, o abacaxi e o mamão – já que as baixas temperaturas impedem o amadurecimento por completo, deixando a polpa das frutas pastosa. Conserve-as em um ambiente fresco e consuma quanto antes.

 

Raízes

Ambiente arejado e fresco: essa combinação é a ideal para a conservação das raízes. No caso da cebola, o interior úmido da geladeira faz com que estrague rapidamente. Mesmo contexto para as batatas, pois o amido se transforma em açúcar e muda não só o sabor, mas a cor e a textura – detalhe: deixe as cebolas longe das batatas, caso contrário elas irão apodrecer mais facilmente.
O alho também precisa de ventilação. Além do quê, a geladeira pode tirar um pouco do sabor e causar mofo. Solto e em ar fresco, vai durar dois meses tranquilamente.

Temperos, pós e condimentos


Aqui está outro ‘pega-ratão’ da armazenagem de alimentos. O vidro de pimenta, seja ele aberto ou fechado, tem que ficar fora do refrigerador. É um alimento que dura até três anos pois possui ingredientes que o conservam, como vinagre e azeite.
O café em pó também deve ser colocado em recipientes hermeticamente fechados (que não entrem ar) dentro da despensa. A geladeira cria condensação, que afeta o sabor. A mesma dica serve para o óleo, que fica espesso e turvo quando armazenado no refrigerador. Os únicos que vão dentro dele são os óleos de nozes. Para além, temperos como o manjericão precisam ser lavados, secos, seus caules cortados em diagonais e mantidos em um copo com água coberto por um saquinho.

Picking vegetables from a fridge to cook with

Mel e pão


Um grande erro é refrigerar o mel – afinal de contas, colmeias sobrevivem em temperatura ambiente, não é mesmo? Colocá-lo na geladeira vai engrossá-lo e cristalizá-lo. É um alimento totalmente natural que praticamente não estraga. O pão é outro exemplo que deve passar longe da refrigeração, que o resseca rapidamente. Uma boa opção é utilizar o congelador, para preservar aqueles pães que não serão comidos em quatro dias.

 

Gostou das informações e tem mais alimentos para acrescentar nesta lista? Então compartilha com a gente nos comentários!