CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Chegou a aguardada hora de receber os amigos – sem perder os cuidados!

A vacinação contra a covid tirou um peso dos ombros de todo o mundo. Finalmente, depois de quase dois anos de pandemia, as coisas estão começando a voltar ao normal. E, neste normal, um dos maiores anseios é o desejo por interação social. Reuniões com os amigos, entre casais e, claro, com os familiares vão fazer parte da programação de muita gente. Para esse momento de retomada de convívio social, reunimos algumas dicas de pratos e também de decoração para receber essas pessoas especiais. Afinal, depois de tanto tempo, esses encontros precisam ser inesquecíveis.

Antes de chegar lá, vamos deixar também algumas dicas para organizar a reunião, porque é preciso ficar claro que a pandemia ainda não acabou.

Preparativos

– A regra número 1 e principal é: reúna seus amigos apenas se todos já tiverem sido completamente imunizados

– Se possível, faça o encontro em área aberta. Caso não seja possível, abra as janelas para ventilar os ambientes

– Não saia convidando todo mundo que você quer para o comes e bebes. Lembre-se, a pandemia não acabou. Então, é de bom tom convidar poucas pessoas, preferencialmente de núcleos familiares restritos

– Mantenha à vista dos convidados o álcool em gel. Espalhe os recipientes com o produto pela casa, na entrada, no banheiro e na sala

– Não é necessário, mas não se ofenda se alguém aparecer com talheres próprios. Pense que serão alguns a menos para lavar e está tudo bem

– Nem precisaria, mas sempre é bom avisar. Se alguém de seu círculo de possíveis convidados está com tosse e outros possíveis sintomas da covid, risque ele da lista

– No banheiro, opte por sabonete líquido e toalhas de papel

– Mantenha os cuidados, até para não perder o hábito, de cumprimentos discretos

Enfeite a casa

Se teve algo que a pandemia ensinou foi que menos é mais. Então, foque nisto para enfeitar a sua casa e receber com alegria e leveza suas visitas.

Para a mesa, pegue uma jarra ou uma garrafa descolada e encha de flores e pequenas vegetações. Enfeite-as por fora com cordas de fibra natural. Ainda à mesa, guardanapos de pano, preferencialmente coloridos ou xadrezes, ajudam a compor uma atmosfera despretensiosa, deixando todos à vontade. Na iluminação, uma solução em conta é ligar abajures e luminárias, ao invés da luz central. Pequenos castiçais com vela na mesa também ajudam a compor esse clima mais aconchegante. No banheiro ou lavabo, mais em velas: aqui, opte pela aromatizadas.

Caso disponha de área externa para receber, coloque muitos tapetes e espalhe almofadas próximo à mesa. Pode até fazer umas bandeirolas para prendê-las num cordão de modo que ele fique suspenso sobre a mesa. E até vale um investimento na iluminação. Compre algumas lâmpadas de filamento. Além de dar um charme ao ambiente, servirão para as muitas outras ocasiões que virão para comemorar a vida com os amigos.

Comidinhas

Com um pouco de organização, dá para preparar um cardápio básico com entrada, salada, prato principal e acompanhamento e sobremesa. Está mais do que bom, porque bom mesmo é aproveitar as pessoas que queremos bem por perto para não ficar horas na cozinha. Eis as sugestões:

Entrada

Nada melhor do que aproveitar a sazonalidade dos alimentos, não é? Frescos, eles são uma excelente pedida, como os figos, cuja colheita está se aproximando. Aqui, você pode cortá-los ao meio, passar um pouco de mel e azeite de oliva e colocar sobre eles pedaços de presunto de parma. Leve-os ao forno por alguns minutos e pronto. Se quiser adicionar um sabor extra para essa já exultante combinação de sabores, coloque uma colherinha de cream cheese.

Salada

Com o clima quente se firmando, salada é indispensável. Opte por uma bem refrescante para esses dias de calor. Nossa sugestão inclui a sempre bem-vinda alface americana juntamente com a rúcula e o tomate-uva cortado em quatro partes. A refrescância fica por conta de algumas folhas de manjericão e do pepino japonês, além de suco de meio limão. Para deixar com mais sabor, coloque algumas fatias de cebola roxa, uma xícara (chá) de gergelim, azeitonas pretas e cubos de ricota. O interessante é misturar com um batedor de arame o suco de limão, o azeite de oliva, o sal e a pimenta-do-reino e despejar delicadamente sobre a salada.

Prato principal e acompanhamento

Se a sua ideia é não perder tempo e ainda surpreender seus convidados, essas receitas, do site Panelinha, vão dar o que falar – espaguete ao limão e batatas ao murro.

O preparo da massa é muito rápido. Para cada 100 gramas de espaguete, use raspas de um limão, uma colher (chá) de suco de limão, 3 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado e 2 colheres (sopa) de azeite. Junte os ingredientes do molho num recipiente com sal e pimenta e misture tudo com um garfo. Quando a massa estiver cozida, junte ao refratário e sirva. Decore com folhas de manjericão e raspas de limão.

Para as batatas, coloque cerca de 500 gramas para cozinhar na água. Antes desse processo, é importante lavá-las bem. Ao levantar fervura, baixe o fogo e cozinho por cerca de 15 minutos. As batatas devem estar cozidas, porém, firmes.

Deixe amornar um pouco. Abra um pano de prato limpo e coloque o suficiente para cobrir metade do pano. Cubra as batatas e amasse levemente com um espremedor de batata ou com o punho. A ideia é romper a casca e achatar as batatas. Aqueça uma frigideira grande no fogo médio e, quando estiver bem quente, regue com azeite de oliva e ¼ de colher (chá) de cúrcuma. Acomode as batatas uma ao lado da outra e tempere com sal e pimenta. Deixe dourar por 5 minutos. Vire-as, tempere novamente, junte 3 ramos de tomilho debulhados e deixe dourar mais 5 minutos. Finalize com 3 ramos de hortelã picado fino e raspas de limão.

Sobremesa

A dica para encerrar o jantar é uma receita simples e que praticamente é unanimidade entre os amantes de doce: mousse de chocolate. Você vai precisar de 300 g de chocolate meio amargo,1 lata de creme de leite (sem soro) e 1 lata de leite condensado.

Essa mousse é muita prática e não leva ovos. Quebre o chocolate em pedaços numa tigela e derreta no micro-ondas. Transfira para outra tigela e coloque o creme de leite. Misture bem. Acrescente, aos poucos, o leite condensado, para que não fique muito doce. Leve para o freezer e deixe por 10 minutos. Retire e bata com batedeira em alta velocidade até começar a ficar com uma cor mais clara e aerada. Coloque em potes individuais e leve para gelar.