CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Cuidados com as plantas no verão e locais de clima seco

Por mais adaptáveis e até mesmo propícias para enfrentar as intempéries, é verdade que as plantinhas também sofrem com o calor. Os baixos índices de umidade reascendem um cuidado indispensável para quem costuma cultivá-las em casa: a hidratação. Veja dicas para garantir um jardim caseiro sempre florido e verdejante:

 

Adube com mais frequência

Dar um reforço extra na energia das plantas é fundamental – afinal, elas precisam de nutrientes para se desenvolver. Retire as folhas que já ficaram amarelas ou secaram e acrescente uma dose de fertilizante orgânico, tipo húmus ou bokashi. Com a alimentação correta, a plantinha terá mais força para resistir ao tempo seco.

 

Evite ventilação excessiva

Ao contrário do que muitos pensam, o excesso de vento é prejudicial para a transpiração das folhas. Afinal, nem só o calor faz com que a água evapore – até mesmo a ventilação que sai pelas telas do ar-condicionado pode ser um inimigo silencioso capaz de roubar a hidratação da planta. Assim, é importante afastar seu jardim das correntes de ar, especialmente no período de secura extra.

 

Retire o excesso de poeira

Não são apenas os móveis que precisam de uma faxina – as plantas também necessitam de limpeza. Com uma flanelinha delicada, tire o excesso de poeira acumulado na superfície das folhas, para que ela consiga cumprir seu ciclo respiratório com mais eficiência. Depois, borrife água nas folhas – tanto na parte de cima quanto no verso. Escolha um aspersor delicado para que os jatos não a machuquem. Evite fazer isso em espécies frágeis como violetas e nunca jogue água sobre flores.

 

Regar o vaso também é preciso

O material poroso dos vasos de barro rouba boa parte da água das regas. Mas uma técnica pode ajudar a amenizar a falta de hidratação: se ao colocar as mãos pelo lado de fora você não sentir o recipiente fresquinho, coloque o vaso inteiro dentro de uma bacia com alguns poucos centímetros de água (calcule 10% da altura do vaso). Dessa forma, ele vai absorver o líquido e ajudar a manter o substrato úmido por mais tempo, além de parar temporariamente de capturar a água que não é dele.

 

Adapte o clima dentro de casa

Em muitas regiões que costumam sofrer com a baixa umidade do ar, é comum encontrar aparelhos umidificadores. Eles geralmente são usados à noite, porém, uma dica para ajudar na hidratação das plantinhas é deixar o aparelho ligado duas vezes na semana durante a parte da tarde. Assim, é possível melhorar a hidratação do jardim sem abrir brecha para a chegada de fungos.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe o conteúdo com seus amigos e acompanhe os canais digitais da Meber Metais para conferir mais novidades!