CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Decoração sustentável: como reutilizar cápsulas de café

Artesanato do tipo “Do It Yourself” (faça você mesmo) tem tudo a ver com sustentabilidade – tanto que existe o termo upcycling (reaproveitamento de objetos e materiais para criar novos itens). A ideia é genial: dar um novo uso a objetos descartáveis, que passariam anos em lixões ou oceanos até se decomporem.

Para trazer essa proposta ao seu dia a dia, o blog Casa Laranja reuniu um combo de sugestões para você reciclar cápsulas de café expresso – ótimas alternativas para repaginar a decoração e ainda ajudar o ambiente. Beba seu sabor preferido e inspire-se:

Mini vasinho

Objetos decorativos em miniatura são uma fofura, né? Você pode reaproveitar cápsulas de café expresso de diferentes cores para criar mini vasinhos para plantas. Basta forrar o fundo com uma fina barreira de drenagem (camada de cascalho), depois acrescentar substrato (o solo mais adequado para a espécie de plantinha que escolher) e acomodar a muda. Se sobrar espaço, finalize com algumas pedrinhas coloridas em cima do solo.

Pisca-pisca

Em redes sociais como Tumblr, Pinterest e Instagram é bastante comum vermos luzinhas do tipo pisca-pisca na decoração de dormitórios e salas de estar. Que tal inovar essa proposta com uma versão customizada de cápsulas de café reaproveitadas? Confira o tutorial aqui e saiba como alegrar sua casa.

Sininhos de Natal

Olha que ideia maravilhosa para quem já está pensando na decoração natalina: sininhos com cápsulas recicladas. Você precisa de: pares de cápsulas de café (preferência pelas de alumínio); cordão dourado; bolinhas prateadas ou douradas; fita dourada. Passo a passo:

– Com as cápsulas limpas, use uma tesoura para fazer um pequeno furo na parte superior delas.
– Passe o cordão pelos dois furos de modo que fiquem unidos.
– Adicione uma bolinha prateada em cada extremo inferior do cordão, fazendo um nó para que não saiam. Faça mais um nó acima da bolinha (que fique dentro da cápsula) para manter o cordão na altura certa.
– Para finalizar, aplique um laço de fita vermelha acima do sininho, unindo as cápsulas.

E você, já reutilizou cápsulas de café expresso? Conta pra gente nos comentários!