Fita de LED, um coringa para realçar a iluminação de casa
Não são apenas peças de enfeite e objetos como sofás, tapetes e cortinas, entre outros, que fazem parte da decoração de uma casa. A iluminação é um item que, com o passar dos anos, vem ganhando cada vez mais atenção dos moradores – muito em face à popularização da fita de LED.
Com uma iluminação mais eficiente e econômica, a fita ou a mangueira de LED tem se tornado um coringa dentro das residências, atendendo a todos tipos de gosto e uso. E essa é sua grande vantagem, além de não emitir calor e ter alta durabilidade.
Não importa se atrás do espelho do banheiro, na sanca de gesso da sala de estar, no canteiro do jardim ou para destacar algum objeto decorativo, o certo é que esse tipo de iluminação tem facilitado às famílias que querem dar tanto um toque de aconchego ao lar quanto produzir um ar mais ousado. Mas é preciso prestar atenção em alguns fatores na hora de se decidir pela fita de LED.
Diferentemente das lâmpadas, as fitas necessitam de um driver (12 volts), que transformam energia alternada em contínua, para as luzes se acenderem – por isso, é importante pensar um local para acomodá-lo de forma que não apareça.
As fitas geralmente exibem uma numeração de referência – 3528, 5050 e 5630 são as mais comuns –, que fazem alusão ao tamanho do LED – em uma fita 5050, por exemplo, significa que suas luzes têm 5mm x 5mm. Vendidas em diversas metragens (2,5m, 5m, 20m), as fitas também são comercializadas por muitas casas elétricas de acordo com a necessidade do cliente – que ainda pode cortar em casa, seguindo a orientação contida na própria fita do ponto de corte. Quanto às cores, o mercado trabalha com o branco – em duas tonalidades, o frio, mais puxado para a luz de fluorescente, e o quente, que lembra a cor das lâmpadas incandescentes –, o amarelo (âmbar) e o RGB, que traz vermelho, verde e azul e, em alguns casos, com muitas possibilidades de uso de tonalidades.
Como é um equipamento com diferentes formas de uso, é preciso atentar caso você esteja pensando iluminar uma piscina, por exemplo – é preciso comunicar o vendedor para qual uso se destina, a fim de você adquirir a fita correta. As fitas recebem uma camada protetiva em silicone – mais resistentes e indicadas para uso externo – ou epóxi. Observados esses aspectos, é só curtir a nova iluminação de sua casa!
COMENTÁRIOS
Os comentários estão fechados.