CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Jardim vertical: sua casa cheia de plantinhas.

Ah, a vida nas cidades – tão urbana, tão polivalente, mas tão apertada, de vez em quando. Quem mora em apartamento sabe bem como é passar por esse dilema – de não ter, por exemplo, um pátio para cultivar uma horta de temperos ou belas flores. Mas você sabia que até mesmo quem tem seu lar em um grande arranha-céu pode curtir o prazer de mexer na terra? A solução é simples: um jardim vertical.

Qualquer parede é o cenário ideal para começar o seu. Claro, alguns cuidados ajudam a garantir o sucesso do seu projeto. Comece escolhendo uma parede que tenha boa iluminação – afinal, as plantinhas precisam da luz do sol – e que seja bem arejada – mas sem vento em excesso, pois a maior parte das espécies não gosta de muita ventania. De preferência, privilegie um local que seja fácil de limpar: sempre pode ocorrer de respingar um pouco de água no chão, algumas folhas se soltarem ou, na manutenção, você derrubar um pouco de terra.

Depois, escolha aquilo que mais lhe agrada cultivar. Se optar por temperos, prefira aqueles com raízes curtas: coentro, cebolinha, salsa, pimentão, couve e rúcula ou até frutas de pequeno porte, como tomate-cereja e morango. Ao comprar as mudas, lembre-se de todos os insumos que também são necessários: terra de boa qualidade, adubo, pá e uma tesoura de plantas.

Feito isso, é hora de chamar a criatividade e escolher como será a ambientação de seu jardim vertical. Inúmeras alternativas podem ser aplicadas na parede, depende da sua inspiração. Veja algumas ideias:

– Em baldinhos de tinta: se você limpar bem aquelas latinhas de tinta que sobraram da última reforma, elas podem fazer o papel de lindos vasinhos. E podem ser penduradas na parede pela própria alça.

d44d0cef0c7dc1e78cf45e010aa383e1

– Em cumbucas: aquelas cumbucas de sopa, com asa e tudo, podem ganhar um novo uso no seu jardim vertical. Nesse caso, você só precisa instalar um pequeno suporte de madeira na parede, como se fosse uma pequena prateleira.

20cb435015a68969b7c8b011fc25eefc

– Em um palet: que tal fixar seus vasinhos na estrutura de um palet, de madeira? A obra ficará com um toque bem rústico! Existem várias inspirações para esse modelo, inspire-se.

35921d3334576fc0f0bcdc9ab304a18e

– Suspensas no ar: outra ideia bacana é você fixar o ponto de sustentação do vasinho no teto. Com um fio bem bonito, amarre em cada lado dele e pronto – sua plantinha fica suspensa.

855a5a27a8b99f833607cbc91622d244