CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Juliana Desconsi cria torneiras que aliam sustentabilidade e design

A água é um direito fundamental da humanidade, diz uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovada em Nova Iorque, em julho de 2010. Mas ainda hoje, 9% da população global e 17% dos brasileiros não têm acesso a uma fonte de água potável. São quatro letras que dão significado a um bem essencial para a vida, mas a imagem que vem à cabeça de cada pessoa quando ouve ou lê essa palavra é completamente diferente.

Água, para a designer Juliana Desconsi, por exemplo, já há alguns anos lembra torneira, a porta final de um ciclo. Ela conta que, em 2012, a Meber optou por trazer novos olhares para contribuir com suas coleções. Naquele momento, ela já tinha grande experiência com indústria metalúrgica e, então, foi convidada a assinar duas coleções para a marca: a Inverse e a Bele.

26155 - Porta papel 104 C47 (1)

Porta-papel da linha Bele da Meber

Juliana veio do Mato Grosso para o Rio Grande do Sul em 2000, para cursar Design de Produto na Universidade de Caxias do Sul. Depois chegou a Porto Alegre para a Especialização e o Mestrado em Design pela UniRitter. Ela lembra que desde criança era considerada muito criativa, curiosa e questionadora, que mudava de posição a mobília de casa quase todas as semanas e gostava muito de desmontar objetos. Tinha um sentimento de que tudo podia melhorar ou simplesmente ser diferente.

1880 C240 (1)

Misturador da Coleção Inverse da Meber

A Designer deu certo, além da Inverse e da Bele, ela também criou a Minimal Advance e, este ano, a Angra. “As inspirações são as mais diversas, dependem muito do momento do mercado, da economia, da capacidade tecnológica, tendências e da minha percepção sobre tudo isso”, resume a profissional, mas as preocupações com o meio ambiente não saem do foco nunca. Ela completa ainda, “nossa preocupação maior é sempre com a economia de água. Pensamos o projeto para usar o mínimo de material necessário, economizando ferramentaria, evitando o retrabalho e combatendo o desperdício. São iniciativas que, além de representar economia, reduzem a quantidade de lixo final”.

Além disso, Juliana, vendo as oportunidades de mercado e o crescente interesse do público consumidor pelos produtos desenvolvidos pela Intervento Design, empresa da qual é proprietária, teve a ideia de criar um canal que pudesse atender essa demanda de forma inovadora. Com esse foco nasceu a Farelo Criativo, que você pode conhecer através deste link, uma união de fragmentos, pessoas, opiniões, aspirações e inspirações. Trata-se de um e-commerce na categoria de casa e decoração com a proposta de oferecer produtos com design inteligente e criativo. “A ideia é aliar o requinte e a exclusividade de peças assinadas e premiadas pela Intervento Design com soluções práticas que atendam às necessidades da casa e estilo de vida atuais”.