CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

O quê aprendemos com a ‘cozinha prática’ de Rita Lobo

Da atuação internacional como modelo a uma das mais notáveis personalidades culinárias do Brasil: Rita Lobo mudou os rumos de sua vida depois que se apaixonou pela cozinha – e, hoje, é referência em praticidade e carisma no ramo gastronômico. Formada nos EUA, Rita começou a escrever sobre comida em 1995, no jornal Folha de S.Paulo. Em 2000, lançou o Panelinha, primeiro site de receitas testadas exclusivamente para internet brasileira.

São quatro livros publicados – “Cozinha de Estar”, “Culinária para bem estar – receitas antiTPM”, “A conversa chegou a cozinha – crônicas e receitas” e o best-seller “Panelinha – receitas que funcionam”. A base que guia todos os seus trabalhos é uma só: levar você até a cozinha. Aos 44 anos, Rita aprendeu a cozinhar relativamente tarde – contribuindo para a afinação de um dos principais dons da chef: falar diretamente com quem não sabe nada de cozinha.

Rita ficou conhecida por explicar, com toda paciência, que quem a lê ou assiste precisa colocar um fio de óleo na frigideira e jogar a cebola cortada em cubinhos até que eles fiquem dourados – ao invés de dizer para ‘refogar’, por exemplo. Para ela, a lógica não deve funcionar baseada em ‘um cozinha e o outro lava’, mas sim em os dois entrarem na cozinha juntos.

Em suas obras, o diferencial não é a receita, mas o plano de ataque que as acompanham: enquanto uma pessoa faz uma coisa, a outra precisa praticar as técnicas culinárias de forma concomitante. Rita acredita que cozinhar deve ser um assunto da casa toda, e levar cada vez mais gente para a cozinha se tornou uma missão de vida. Outro grande ensinamento pregado por Lobo diz respeito ao contra-ataque aos alimentos ultraprocessados: de acordo com ela, as pessoas não estão mais se alimentando por comida, mas sim por uma imitação – como ela mesma os define.

Rita Lobo e seu modo de cozinhar descomplicado vão ao ar no canal de TV fechada GNT, no programa ‘Cozinha Prática’, de segunda a sexta – com extensão e adaptação em seus livros.

Gostou dessas dicas? Então conheça mais sobre a nossa categoria Cozinha clicando AQUI.