CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

O que aprendemos sobre organização com Marie Kondo

Nas livrarias, no catálogo da Netflix ou no seu feed de notícias: em algum momento você já ouviu falar sobre a japonesa Marie Kondo – a nova guru da organização. Com milhões de livros vendidos em todo o mundo e fãs de diversas idades, a autora do livro “A Mágica da Arrumação” chegou a ser eleita umas das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista norte-americana Time. O sucesso é tão grande que a lista de espera para ser atendido pela consultora é de três meses. Elencamos aqui alguns dos principais ensinamentos do método KonMari (como ele foi batizado por Marie Kondo). Descubra e faça você mesmo:

Não divida o peso de guardar coisas

A responsabilidade pelo armazenamento dos seus pertences é inteiramente sua (salvo em casos muito específicos), ou seja, nada de pedir um espacinho para parentes ou amigos. Quando se livrar do que não precisa, venda ou doe.

Organize por categorias

Sempre arrumamos nossas coisas por cômodos (o quarto, a cozinha, o escritório), mas Marie Kondo defende que isso é uma grande perda de tempo. Ela instrui que devemos organizar roupas, livros, documentos, CDs, etc. – isso quer dizer que o foco deve estar nos pertences, não nos lugares. A justificativa é simples: assim você terá uma noção mais precisa do quanto tem de cada coisa (saias, cosméticos, escovas de cabelo, livros, por exemplo). A ideia é juntar tudo em um só local e já fazer o descarte daquilo que não usa ou venceu.

Use a emoção para decidir

“Isso me traz felicidade?”. Essa simples pergunta pode ser determinante na sua decisão de guardar ou descartar algo. Portanto, o método KonMari é mais intuitivo do que técnico. Reflita sobre tudo o que você tem dentro de casa (ou no escritório) e seja sincero sobre o que está de fato agregando bons fluidos à sua vida.

Arrume a bolsa (ou mochila) todos os dias

Toda vez que você decide organizar a bolsa ou mochila encontra algo que não fazia ideia estar ali, correto? Bem, Marie Kondo prega que devemos fazer uma breve arrumação todos os dias, limpando o acessório e filtrando o que precisa se manter ali dentro.

O que achou dessas dicas? Divida seus truques de organização nos comentários!