CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ. SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Paisagismo descomplicado: como decorar o jardim

O mercado de decoração para jardins vem conquistando as pessoas que almejam um cantinho natural em sua residência. Desse modo, é bastante comum encontrarmos fotos em sites e revistas especializados com composições de plantas e acessórios de tirar o fôlego. Tem vontade de ter um espaço deslumbrante no quintal e não sabe por onde começar? Acompanhe este post com dicas básicas para descomplicar o paisagismo e criar um belo jardim.

Conheça o terreno e escolha as plantas

Mesmo que você recorra ao auxílio de um paisagista, é preciso conhecer seu próprio terreno, afinal, a manutenção das instalações provavelmente ficará por sua conta. Assim, também poderá escolher as espécies de plantas que melhor combinam com o tipo de terra, clima, iluminação disponível e estilo que deseja destacar.

Definidas essas informações, planeje tudo o que deseja e cabe no espaço do quintal, ou seja, árvores, plantas, flores, folhagens, pisos, pergolados, bancos, luminárias, estátuas e outros elementos. Para manter a harmonia, escolha elementos que combinem entre si, mantendo a unidade visual, e que caibam no seu orçamento. Além disso, é importante aproveitar a área disponível de forma eficiente, sem sobrecarregar o layout.

A dica é apostar em plantas com diferentes padrões de folhas e alturas, bem como jardinagem vertical em paredes e alguns vasos no chão, assim a sensação de movimento e natureza se torna mais evidente.

Manutenção do jardim

Conheça as especificidades de cada plantinha em relação à exposição solar e à necessidade de rega – geralmente elas preferem água no começo da manhã ou fim da tarde (lembre de garantir a instalação de uma torneira nas proximidades para facilitar o processo). A poda também deve ser acompanhada para manter o visual bonito e a saúde das espécies em dia. Defina uma periodicidade para receber a visita de um paisagista, pois ele saberá verificar pontos que muitas vezes passam despercebidos, como a quantidade de nutrientes na terra, por exemplo.

Gostou das dicas básicas de paisagismo? Montar um cantinho natural em casa não é difícil, basta conhecer o seu quintal e explora-lo do melhor modo. Na dúvida, chame um paisagista.