Plantas que ajudam a purificar o ar
O paisagismo não tem influência apenas na decoração – quem também se beneficia com a presença de plantas no ambiente é a sua saúde. Você sabia que existem espécies fáceis de cuidar e que ajudam a purificar o ar? Isso mesmo, elas melhoram a qualidade do ar em espaços fechados e, consequentemente (mesmo que em pequena escala), do planeta! Conheça:
Aloe Vera (Babosa)
A Aloe Vera é velha conhecida das receitas caseiras para hidratar os cabelos e cuidar da pele, mas elas também são ótimas filtradoras de ar – inclusive podem surgir manchas marrons em suas folhas quando ela absorve grande quantidade de poluição ou substâncias tóxicas.
Crisântemo
Dica valiosa para quem frequenta ambientes com fumantes: cultive crisântemo. Além de apresentar flores coloridas capazes de alegrar o cômodo, o crisântemo filtra benzeno, substância comum no fumo presente no tabaco (essa substância pode causar sérios problemas sanguíneos).
Espada de São Jorge
Geralmente associada como planta que ajuda a ‘espantar mau olhado’, a Espada de São Jorge absorve certas toxinas do ar e converte gás carbônico em oxigênio durante a noite. O resultado? Pode influenciar no seu sono, oferecendo uma noite mais tranquila.
Samambaia Boston
Outra sugestão interessante é cultivar a Samambaia Boston. Essa espécie atua contra poluentes do ar e tem boa capacidade de umidificar o ambiente – excelente para ambientes fechados e para quem mora em cidades com clima seco.
Ficus
Além de dar um charme extra à decoração (ela fica graciosa em cachepot e vasos rústicos), a planta Ficus tem poder de ação contra poluentes como formaldeídos, tricloroetilenos e benzenos (bastante comuns em ambientes com carpetes e tapetes).
Então, gostou das dicas? Comece a cultivar plantas em casa e no escritório para ajudar o cenário urbano a ser mais verde. Leia também: “Livros para aprender sobre jardinagem e paisagismo”.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão fechados.