CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Saiba como escolher a janela ideal para o seu banheiro

Dentre tantos aspectos a serem levados em conta na seleção de acessórios que irão compor o banheiro, um deles pode fazer toda a diferença no que se refere à funcionalidade e estética desse espaço tão essencial dentro de casa. A escolha assertiva do tipo de janela influencia diretamente em três pontos fundamentais: luminosidade, ventilação e privacidade. Conheça dicas importantes:

 

Aplique a lei da proporcionalidade

Adequar o tamanho da janela ao do banheiro parece óbvio, mas muitas vezes não ocorre na prática. No projeto, é primordial compreender a proporção de cada espaço. A janela para banheiro pequeno deve ser preferencialmente instalada na parte superior da parede, próxima ao teto. Já em banheiros grandes, deve ter um tamanho maior e ser instalada na parte central da parede. Dependendo do espaço, ainda é possível ter mais de uma janela no banheiro – priorizando, ao menos uma, para a área do banho, de modo que o vapor do chuveiro possa se dissipar com mais facilidade.

 

Escolha o tipo certo de janela

São diversos modelos e tamanhos de janelas disponíveis no mercado. É importante escolher o tipo ideal, de modo que não se perca a privacidade, luminosidade e ventilação adequadas. Veja:

– Basculante: um dos mais utilizados em banheiros, esse modelo geralmente é encontrado nas medidas padrões de 50×50 cm ou 60×60 cm. No entanto, também é possível fazer um modelo basculante sob medida. Para ampliar a ventilação e a iluminação, uma boa opção é utilizar janela dupla – já que esse formato permite abertura para fora, na parte inferior, deixando a superior imóvel.

– Maxim ar: parecida com a basculante, essa janela permite abertura ainda maior, na qual a folha é movimentada pelo centro mantendo as partes superior e inferior alinhadas.

– Pivotante: esse modelo também garante uma ótima iluminação e ventilação e é semelhante aos anteriores. A diferença é abertura central vertical, ou seja, a folha gira em torna dela mesma alcançando abertura completa.

– De correr: para banheiros grandes, as janelas de correr são uma boa solução. Instaladas na parte central da parede, as folhas correm lateralmente e paralelas entre si. O ponto negativo é a falta de privacidade, já que a visibilidade para dentro do cômodo fica maior.

– De abrir: com um sistema parecido com a de correr, esse formato também é indicado a banheiros grandes, como característica negativa a falta de privacidade, de acordo com a localização do espaço – podendo ser resolvida com a instalação de uma persiana, cortina ou mesmo optando por um modelo com veneziana inclusa.

– Com grade: esse acessório pode ser incluído em todos os modelos, visando garantir mais segurança – contudo, atente para que a abertura não seja prejudicada.

 

Opte pelo material adequado

Outro ponto importante a ser considerado é o material de cada janela de banheiro. Geralmente, elas são feitas de alumínio ou madeira. Ambas são resistentes, duráveis e esteticamente agradáveis, mas a principal diferença entre elas está na necessidade de manutenção. Aquelas de madeira, naturalmente, demandam mais cuidados contra umidade, raios solares e ataque de pragas, especialmente cupins – enquanto as de alumínio dispensam essas manutenções extras, apenas limpeza. Porém, as janelas de madeira são mais versáteis, uma vez que podem receber diversas cores, permitindo personalização – fato que se torna inviável nas de alumínio.

 

Gostou das dicas? Então compartilhe o conteúdo com seus amigos e acompanhe os canais digitais da Meber Metais para conferir todas as novidades!