CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Como funciona uma torneira?

As torneiras são um dos itens que mais utilizamos no nosso cotidiano. Seja na cozinha, banheiro, área de serviço ou em vários locais públicos ou de saúde, sempre tem uma torneira para facilitar o nosso dia a dia. Mas você já se perguntou como funciona uma torneira?

Funcionamento de torneira normal

 As torneiras normais, que são acionadas por volantes ou alavancas, precisam de uma ação mecânica para liberarem a água (abrir o registro). A torneira controla o fluxo de água que está dentro de um cano interno, e o que libera ou interrompe o fluxo de água é um vedante que se move conforme movimentamos o registro.

Existem dois mecanismos diferentes, o MVS e o MVC. O primeiro é o Mecanismo de Vedação Substituível: quando o volante da torneira é girado, o vedante é pressionado contra o assento interno da torneira, interrompendo ou liberando a passagem de água.

No Mecanismo de Vedação Cerâmica, cujo mais comum é o ¼ de volta, a vedação é feita através do deslizamento rotacional de duas pastilhas cerâmicas.

Geralmente, os monocomandos contam com MVC; misturadores de cozinha têm MVS; misturadores de lavabo possuem MVC ¼ de volta; e torneiras têm MVS e também MVC.

Como funciona uma torneira com acionamento temporizado?

As torneiras com acionamento temporizado, como a Linha Mebermatic da Meber, têm um funcionamento um pouco diferente das torneiras normais.

Geralmente, a liberação da água destes metais é feita por um botão, que substitui o volante. Quando apertamos esse botão, ele libera uma peça que controla o fluxo da água, e a pressão no cano interno da torneira é que faz a água sair. E como o acionamento é temporizado, essa peça vai fechando aos poucos, até interromper completamente o fluxo de água.

Esses tipos de torneiras economizam muita água, e são perfeitos para banheiros públicos, por exemplo.

Funcionamento de torneiras eletrônicas

A Meber também possui torneiras eletrônicas, que dispensam a ação mecânica para funcionarem. Elas também são indicadas para lugares públicos ou estabelecimentos de saúde, já que funcionam através de um sensor de presença. Quando o sensor detecta a aproximação, a água é liberada automaticamente por um período de tempo; e interrompe o fluxo de água quando o sensor não detecta mais alguém próximo.