Dicas para manter o banheiro sempre limpo
Você sabia que o banheiro, cômodo onde realizamos a maioria de nossos hábitos de higiene e beleza, é o ambiente da casa mais contaminado por microrganismos? Mas é possível manter alguns hábitos e cuidados de limpeza que ajudam a evitar problemas à saúde. Veja como:
Toalhas
A frequência de uso das toalhas determina a necessidade de trocá-las – o ideal é que não fiquem muito úmidas e com sujeira aparente. Em banheiros compartilhados com familiares, as toalhas de rosto geralmente sujam mais rápido, então a dica é substitui-las cerca de três vezes por semana. Já a de banho, que deve ser individual, pode ser trocada duas vezes por semana, sendo que precisa ser estendida e ventilada entre os usos. Quanto aos tapetes, prefira materiais que não absorvam água e possam ser lavados com frequência.

Cesto de lixo
A visão e o olfato são sensores para saber a hora de trocar o lixo do banheiro: nunca deixe acumular conteúdo a ponto de quase não fechar a tampa. Outra dica é optar por lixeiras com acionamento por pedal, pois elas evitam que você tenha contato direto com bactérias acumuladas na tampa. Lembre-se de higienizar completamente a lixeira com desinfetante pelo menos uma vez na semana.
Escova de dentes
Muitas pessoas têm o hábito de deixar as escovas de dentes sobre a bancada, mas esquecem que os microrganismos circulam pelo ambiente e podem contaminar os objetos. O ideal é que as escovas fiquem protegidas em uma gaveta ou armário, mas se prefere mantê-las na bancada, certifique-se de que estão bem protegidas – preferencialmente em um recipiente com tampa e vedado.
Vaso sanitário
Para evitar que bactérias se espalhem pelo cômodo e contaminem objetos pessoais, é importante dar a descarga sempre com a tampa do vaso sanitário fechada. A limpeza do vaso deve ser feita no mínimo duas vezes por semana, com água sanitária ou desinfetante equivalente – mesmo que você utilize pastilhas sanitárias.
Sabonete
Se você quer redobrar a higiene das mãos, escolha produtos com ação bactericida. Também vale manter uma embalagem de álcool em gel sobre a bancada para finalizar a higienização.
COMENTÁRIOS
Os comentários estão fechados.