CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Hora do chá! Conheça quais os tipos que você pode cultivar em casa.

Um chá bem quentinho e perfumado é uma boa pedida para aquecer o corpo e relaxar a mente. Uma infusão de ervas também ajuda a curar muitos males. Por isso, seja para manter o calor do corpo ou para curar um resfriado, uma enxaqueca ou um mal-estar, é muito bom ter algumas plantas medicinais na horta – ou na varanda do apartamento. É possível plantar em pequenos potes e ainda usar como decoração, basta ter criatividade.

ALECRIM
Planta rica em óleos essenciais, como a cânfora e o limoneno. O alecrim é muito utilizado no preparo de compressas, ajudando a aliviar hematomas e contusões, além de diminuir as dores das doenças reumáticas e articulares. Os princípios ativos ainda podem combater enxaquecas, lapsos de memória e até baixa imunidade.

Como plantar: Independentemente do local de plantio recomenda-se a utilização de 1/3 de terra comum, 1/3 de composto orgânico e 1/3 de areia grossa lavada para plantar alecrim. Em vasos, ou outro recipiente, recomenda-se colocar na base uma camada de material de drenagem para evitar o acúmulo da água. O alecrim pode ser cultivado a partir de sementes ou por estaquia. As sementes podem ser plantadas em sementeiras, pequenos vasos ou diretamente no solo.

HORTELÃ
É uma das plantas medicinais mais conhecidas e usadas no preparo de chás, e pode ser facilmente cultivada em vasos pequenos – ou seja, é bem fácil de ter em casa. A hortelã é cheia de propriedades benéficas, pode ser ingerida ou inalada, pois possui ações antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias além de conter antioxidantes poderosos, vitaminas, ácido fólico e a riboflavina. Também relaxa os músculos do estômago e melhora o fluxo de bile, que o organismo usa para digerir as gorduras. E pode ser empregada ainda como tempero, na culinária.

Como plantar: O plantio pode ser realizado com sementes ou mudas. É recomendável que o local seja protegido do vento, para não prejudicar as plantas. Para o plantio em vaso é necessário um sistema de drenagem para evitar que a água fique acumulada e as raízes apodreçam. Porém, como precisa de muita umidade, o vaso autoirrigável é ideal para o cultivo, pois umidifica a planta naturalmente.

ERVA-CIDREIRA
Outra planta muito conhecida, que tem pequeno porte (pode ser cultivada em vasos pequenos) e um aroma característico. Ótima para tratar problemas digestivos, também pode atuar no controle dos sintomas da ansiedade, pois possui propriedades calmantes, garantindo a sensação de tranquilidade e bem-estar. Para fazer o chá de erva-cidreira é aconselhado usar somente as folhas, tanto secas quanto frescas.
Como plantar: A melissa se dá bem em vasos grandes, com abertura bem ampla. É uma boa planta para as áreas de sombra da varanda desde que a luminosidade seja grande. Não gosta de terra encharcada então, não abuse das regas e faça uma boa drenagem no vaso. Essa planta aguenta bem o solo ressecado, mas, se tiver muita umidade e pouca insolação, vai criar fungos e outros bichinhos que vão estragar o chá.

CAMOMILA
Chá ideal para relaxar e tranquilizar a mente. É conhecida por suas propriedades calmantes e é fácil de cultivar em casa. Os principais benefícios são redução da hiperatividade, ajuda a acalmar e a relaxar, alívio do estresse, auxílio no tratamento da ansiedade e de problemas no estômago (como digestão e úlceras), na cura de feridas, alívio de dores e inflamações em geral.

Como plantar: A semente, tanto da camomila alemã quanto romana, pode ser plantada no lugar onde ficará em definitivo, ou em sementeiras. No caso da sementeira, deverá transplantar as mudas quando ela alcançar de 2,5 a 5 cm de altura. Faça uma cova com profundidade máxima de 0,5 cm ou apenas coloque as sementes no solo e pressione para serem encobertas pela terra. Você verá a germinação acontecer com uma ou duas semanas. Um dos segredos é manter o solo úmido, mas não encharcado. Fique sempre atento a esse detalhe.

HIBISCO
As flores de hibisco se destacam pelo aroma e por dar origem ao chá queridinho de quem quer levar um estilo de vida saudável. Para preparar o chá de hibisco a infusão é feita a partir do botão seco. Os benefícios são muitos. O hibisco ajuda a perder peso e, devido às propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, é indicado para pessoas que não abrem mão do bem-estar e qualidade de vida. Não contém calorias e pode ser servido quente ou gelado. O chá de hibisco diminui a pressão arterial, controla o colesterol, melhora a saúde do fígado.

Como plantar: O hibisco prefere solo bem drenado, leve, fértil, rico em matéria orgânica. Em locais de invernos mais frios, pode ser cultivada em estufas ou vasos, desde que sejam transferidos para locais aquecidos durante o inverno. O hibisco também aprecia luz solar direta. A forma mais comum de plantio é por meio de sementes. Use vasos pequenos, que tenham, no mínimo, 10 cm de diâmetro. Em seguida, semeie a uma profundidade de 0,5 centímetro (meio) no solo. A germinação das sementes normalmente leva de uma a quatro semanas. As mudas estarão prontas para o transplante quando estiverem com 4 a 6 folhas verdadeiras.