CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Passo a passo ajuda a garantir a bancada ideal do seu banheiro

Além de planejar o material a ser utilizado, é preciso levar em conta os itens – de limpeza, higiene e perfumaria – que vão estar na bancada

A bancada de um banheiro serve, claro, para dar suporte ao lavatório – seja ele cuba ou pia. Mas sua função vai muito além. Dependendo do espaço, e do bom gosto de quem mora na casa, ela contribui para a decoração do banheiro. Com um ponto de iluminação diferente, um vaso com flor ou até uma escultura em pedra sabão, ou cerâmica, torna-se elemento estético importante na composição do espaço. Por isso, sua escolha precisa ser bem pensada.

O primeiro item no planejamento diz respeito à funcionalidade – ou seja, escolher o tamanho ideal. A profundidade recomendada é de 50 cm. Na largura, ter de 60 a 75 cm para a cuba, mais espaço suficiente nas laterais, facilita o uso no dia a dia (essa avaliação fica atrelada, também, ao espaço disponível no ambiente). A altura deve ser de no mínimo 90 cm. O resto fica por conta da criatividade!

CONTRASTES

Converse com um profissional da área sobre as cores que devem ter a nova composição do banheiro da casa. Que tal tons contrastantes? Pense em uma bancada com predominância de cores neutras mais claras, com puxadores, suportes e porcelanatos em tons também neutros, mas bem mais escuros. O bege bem claro, e um marrom bem forte, chamam muito a atenção! Nessa proposta de contrapontos, outra boa ideia é combinar madeira e mármore na hora de escolher os revestimentos.

OUSADIA

É sempre bom fugir do convencional quando se trata de decoração. Procure por opções de acabamento que vão além do cromado para o entorno dos espelhos, na base das luminárias, nas torneiras, registros da pia, chuveiro e vaso sanitário, puxadores de portas e gavetas.

DELICADEZA

Se o espaço do banheiro não é dos maiores, otimize. Opte por um armário menor, ao centro, com o espelho embutido, e outro suporte para toalhas de banho à esquerda, mais próximo do box de banho. Planeje uma bancada que contemple o máximo possível da parede, com espaços até o piso para guardar produtos de limpeza, tapetes, entre outros. E, envolvendo o espelho até o teto, prateleiras para dispor toalhas, todos os produtos de beleza e higiene que um banheiro tem que ter, sem esquecer um ou outro enfeite de porcelana e, até mesmo, um vaso com flores.

DUPLICIDADE

Se a sua reforma ou casa nova contempla um banheiro com espaço, que tal uma bancada de casal e para o casal? Com duas cubas nas mesmas cores e formatos, torneiras e registros iguais? O balcão pode ser de madeira, a bancada de porcelanato. Na parede, madeiras e, fixados nelas, dois espelhos, também iguaizinhos. Um para ele, e outro para ela. No lado do espelho dela, um suporte de vidro para cremes e shampoos. No lado dele, o mesmo suporte para o desodorante, alguns cremes, e artigos para a barba.

CLARIDADE

Luz nunca é demais em um banheiro. Uma das alternativas é projetar uma bancada com pequenas lâmpadas embutidas cercando o espaço do lavatório. E mais lâmpadas acima, para que você seja iluminado – ou iluminada – por todos os lados. Se a parede for espelhada, melhor ainda. Tudo parecerá duplicado, a profundidade ficará aumentada e a luminosidade mais intensa.

 

Na hora de equipar o banheiro, lembre-se dessas cinco dicas:

– Deixe apenas itens de uso diário sobre a bancada e livre-se dos excessos. Confira a data de validade de todos os produtos de beleza e higiene e descarte o que for necessário.

– Organize o que vai colocar na bancada, separe os produtos por categorias: cuidados com a pele, itens de higiene, produtos para cabelo, entre outros. Coloque-os em cestas de cores diferentes, de plástico, laváveis, para mais fácil identificação.

– Planeje seu banheiro de modo que maquiagens, perfumes ou medicamentos não fiquem expostos, por causa da umidade e mudança de temperatura. Mantenha os itens de uso diário em prateleira suspensa e longe da água. A organização é fundamental para segurança e praticidade.

– Tenha sempre um rodo, pode ser pequeno, para retirar o excesso d’agua nos vidros do box, evitando que venham a ficar manchados. Se o vapor embaçar os espelhos, tenha, também, flanelas apropriadas para secá-los.

– Toalhas nunca são demais em um banheiro. Reserve um espaço generoso para acomodar as de rosto e as de banho. Cuide para que estejam bem dobradas e perfumadas.