CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Planeje o banheiro perfeito para sua casa

É possível criar ambientes acolhedores, confortáveis e com bom gosto mesmo que o espaço seja pequeno. E dá para abusar da criatividade quando o banheiro ocupa uma área maior.

 

Espaçoso ou compacto, o banheiro é um ambiente que precisa equilibrar a dose certa entre funcionalidade e beleza para atender com conforto e qualidade aos usuários. Essa harmonia pode ser conquistada independentemente do espaço do ambiente – basta um pequeno esforço de planejamento e bastante criatividade.  

A escolha dos móveis deve contemplar pelo menos dois importantes aspectos: a área disponível (altura, largura e profundidade) e o estilo dos moradores da casa (cores e tendências como móveis rústicos ou modernos, madeira, inox ou porcelanas, entre outros detalhes). É fundamental levar em conta que é preciso facilitar a mobilidade e, para isso, um banheiro deve ter apenas os móveis necessários.

Em um banheiro pequeno, por exemplo, o projeto deve contemplar tudo que os moradores – e os visitantes – precisarão para ter conforto naquele espaço. Um banheiro deve ser, antes de tudo, funcional. Portanto, o planejamento deve ser feito em conjunto, pelas pessoas que mais frequentemente irão utilizar o lugar, com os profissionais que entendem do assunto, arquiteto, designer de interiores e/ou decorador.

 

O QUE OBSERVAR

Os itens essenciais como pia, box e vaso sanitário devem ser prioridade na hora da elaboração do projeto que vai reger a obra. Depois entram na composição os armários, que é onde devem ficar os artigos de higiene como sabonetes, toalhas, shampoos, cremes dental e de barbear, enxaguantes, quem sabe itens de primeiros socorros e, por que não, até mesmo os produtos de limpeza para o próprio banheiro.

Somente depois disso podem entrar na composição outros elementos, os decorativos, se houver disponibilidade de espaço. Não esqueça que é preciso facilitar a mobilidade. Um cuidado a mais deve ser dedicado à iluminação e, para facilitar, não há problema algum em abusar no uso de espelhos. Além de difundir a luminosidade, eles dão sensação de amplitude ao lugar.

Para o revestimento, também use peças claras. Podem ser decoradas, mas nada com predominância de matizes escuros. No caso de usar tintas, cuide para que sejam laváveis e tenha boa resistência à umidade.

Ainda sobre os móveis, os resultados serão ainda melhores – ocupação do espaço, facilidade de mobilidade – se eles forem planejados. As empresas que executam estes projetos têm condições de indicar quais os materiais ideais por serem mais resistentes e se adequarem melhor às funcionalidades pretendidas, bem como as opções de cor e decoração.

 

MODERNOS

Para quem está pensando em construir ou reformar, e tem um pouco mais de recursos para investir na obra, a sugestão é que o projeto contemple a casa com um lavabo, que é o cartão de visitas da família. Esse cômodo não é exatamente um banheiro, e costuma estar mais próximo da entrada da residência ou ser de fácil acesso a partir dos espaços sociais da casa. Na hora de planejar, não economize na modernidade, mas sempre com harmonia. Cubas, ou pias, em formatos diferentes e cores dissonantes não fazem mal, desde que o restante do ambiente seja harmônico.

 

OS GIGANTES

Quem não sonha ter em casa um daqueles banheiros que geralmente se vê apenas em filmes, grandes, espaçosos, com muita luz, decoração, e um mobiliário supermoderno? Pois saiba que isso é possível, sim! Mesmo que o investimento seja limitado, reserve um espaço um pouco maior, algo acima de 2,5 metros de largura por 3,5 a 4 metros de comprimento.

Será espaço suficiente até para instalar aquela banheira vintage que você viu em um antiquário. Para ocupar os espaços, além do vaso sanitário, da pia e do box para o banheiro (que tal um feito com vidro temperado, escuro?) discuta com um decorador a posição dos armários e dos itens de decoração. Muitos espelhos são ideais, e há plantas apropriadas para este tipo de ambiente.

Outra ideia básica é ousar no revestimento. Uma boa sugestão é usar peças com formatos, texturas, decorações e cores diferentes em cada uma das paredes. Cuide para não errar, mantendo a combinação de cores e a mesma linha decorativa. A exceção pode ser a parte interna do box, com um revestimento minimalista como as pastilhas coloridas, de vidro.

Luzes direcionais sobre a pia, ou cuba, e lâmpadas menores, de led, no entorno do espelho maior, ou central, dão um charme especial. Nada impede que um lustre surja em um dos cantos do banheiro, ou sobre a banheira, e um abajur com pé alto, de metal rústico, apareça ao lado de um ou entre dois armários.

 

A ESCOLHA DOS METAIS

A difusão do conceito de design de produtos – e sua aplicação sistemática a itens até então triviais do uso cotidiano – certamente contribuiu para tornar o dia a dia em casa muito mais prático, funcional e, principalmente, belo. Acessórios deixaram de cumprir sua mera atribuição utilitária e passaram a agregar estilo e personalidade aos ambientes. Conheça algumas opções inspiradoras que podem fazer a diferença na hora de planeja o seu banheiro:

 

Toalheiro Gioia

Que tal fazer o toalheiro brilhar na sua sala de banho? Com a coleção Gioia você pode, literalmente. O requinte do seu visual requintado recebe a aplicação de cristais Swarovski, o que torna ainda mais nobre os momentos do dia-a-dia.

[Gioia Toalheiro Argola 2020 C 50]

 

Porta-Shampoo Axiom

A linha Axiom renova as salas de banho, tornando-as mais práticas e elegantes. Com desenho geométrico simples, traz harmonia e sofisticação aos ambientes. O Porta-Shampoo da coleção, com proteção e suporte de vidro, é puro charme.

[Porta-Shampoo 2052 C 210 Com Proteção]

 

Saboneteira Inverse

Na melhor combinação entre forma e função, a saboneteira da coleção Inverse agrega sofisticação aos detalhes do banheiro. Com linhas simétricas que impressionam pela riqueza de detalhes, tem design exclusivo.

[Saboneteira de parede 2060 C 240]

 

Cabide Bele

Traga a inspiração da natureza para sua rotina com os acessórios da coleção Bele – seu desenho fluido remete ao percurso e movimento da água. O design é exclusivo.

[Cabide 408 C 47]

 

Porta-Papel Quadra em preto matte.

Para ousar com estilo, abuse do acabamento Preto Matte nos acessórios. O porta-papel da linha Quadra mostra traços geométricos em perfeita harmonia, que resultam em peças com uma beleza marcante e funcionalidade sem igual.

[Porta papel 2010 215 – Preto Matte]