CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Quais as tendências de decoração para 2022?

Novo ano traz consigo uma série de direcionamentos para os ambientes residenciais

 

A chegada de um novo ano inspira a repensar os estilos de decoração para arejar o visual das residências. Isso porque surgem incontáveis opções de tendências em cores, texturas, iluminações e mobiliários como alternativas para protagonizar a mudança que queremos ver em nossas casas. Confira algumas tendências para ajudar você no desafio de revitalizar a decoração para 2022.

Formas orgânicas

A principal tendência para 2022 é ser feliz. Estar tranquilo e confortável nos momentos em casa. Por isso, a dica mais forte para o ano que se inicia é apostar nas formas orgânicas na decoração. O primeiro motivo, claro, é por fazer referência à natureza, ao refúgio das cidades através da utilização de materiais naturais, como a madeira e a pedra. Para além disso, trazem a sensação de conforto por trazer as curvas. Entre os elementos que podem ser utilizados nesse sentido estão os espelhos disformes e os móveis arredondados.

Integração de ambientes

Conforto é sinal de espaço, principalmente quando vivemos em apartamentos pequenos, ou mesmo casas com pouca metragem. Por isso, uma boa pedida para 2022 – e já bastante presente em 2021 – é a integração de ambientes. Salas que encontram a cozinha, cozinhas que encontram a varanda. A grande vantagem é a ampliação dos espaços, além da melhora na iluminação e na circulação do ar. Outro benefício é promover o convívio entre os moradores, exatamente pela conexão entre os cômodos. Ao fim, o que se conquista é uma casa mais dinâmica e confortável, com a valorização de cada espaço.

 Minimalismo

Se as curvas não caíram muito no gosto por aí, tudo bem. Existem estilos e tendências para 2022 que optam pelas linhas retas, claro. Um deles é o minimalismo, cuja preferência fica pelas formas geométricas mais padronizadas. A ideia, aqui, é que os ambientes não tenham excesso de informações, priorizando o conforto e a funcionalidade. Dessa forma, nesse estilo as cores neutras também ganham protagonismo, assim como os móveis multifuncionais, exatamente pela ideia de ter no espaço a menor quantidade de objetos possível. Na mesma linha, a iluminação natural é mais explorada, com a utilização de cortinas claras e de material mais fino.

Retrô e afetivo

Ano novo é hora de olhar para frente, mas também pode ser momento de introspecção e de olhar para trás. Na decoração, esse exercício pode ser feito através da escolha pelo estilo retrô, utilizando peças que remetem a um histórico familiar, valorizando o traço afetivo de móveis, cores e texturas. Essa é uma ótima forma também de evitar o consumismo desenfreado na hora de pensar os ambientes. Por vezes, o item que melhor vai encaixar na ideia que você tem para determinado cômodo pode estar dentro de um armário, ou mesmo em outro ambiente. Reutilize e se surpreenda com aquilo que você já tem. Não existe tendência maior que o consumo sustentável.

Qual cor?

Todo ano, uma das principais dúvidas de quem decora é quais as cores que serão tendência no próximo período, pois são elas as principais responsáveis por criar sentimentos e despertar a personalidade no espaço. Existem empresas especialistas e que costumam ditar essas modas. Uma delas é a Pantone, que anunciou o “Very Peri” como a cor do ano para 2022. Trata-se de um violeta criativo que casa bem com a ideia de um ano intensamente tecnológico. Outra tonalidade que promete aparecer bastante é o “Melodia Suave”, um azul claro que traz toque de natureza e ilumina os ambientes. Por fim, as paletas naturais, principalmente o areia, seguirão com bastante espaço, principalmente nas residências que adotarem o novo estilo mediterrâneo.