CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Tendência para 2022, Novo Estilo Mediterrâneo refresca a decoração

Inspiração remete ao calor, à praia e ao litoral através de revestimentos, cores e objetos

A inspiração para a repaginada dos ambientes pode vir de longe em 2022. De uma região conhecida internacionalmente pela cultura e cujo modelo de decoração também tem ganhado o mundo. É o Novo Estilo Mediterrâneo, tendência para 2022. Nele, tons quentes e materiais naturais encontram o minimalismo, resultando em ambientes sensíveis, iluminados e marcantes.

Espanha, Grécia, Itália, França e Turquia são alguns dos países que fazem parte da região do Mar Mediterrâneo e vêm destas localidades os detalhes que formam esse novo estilo de design de interiores. A decoração remete muito ao calor e ao litoral, projetando a casa para o ar livre. Esteticamente, essa tendência tem forte influência também da cultura árabe e de países do norte da África, como Marrocos, Argélia e Tunísia. Vem desta região o toque de texturas que complementam as cores, os móveis clássicos e a iluminação natural. Confira características para incorporar o Novo Estilo Mediterrâneo em sua casa:

 Minimalismo, pero no mucho

Esse estilo traz uma nova versão das tendências mediterrâneas e também promove revolução naquilo que entendemos como minimalismo. As cores neutras e os espaços abertos permanecem, mas os toques coloridos, e principalmente as texturas, se sobressaem, com o objetivo de conferir temperatura ao ambiente. Para tal, uma boa aposta está nos materiais naturais, nos tecidos e nos elementos rústicos.

 

Materiais refrescantes

Apesar de ser caracterizado pelos elementos rústicos, o Novo Estilo Mediterrâneo também demanda a escolha por materiais refrescantes, até mesmo por ser criado em região com altas temperaturas e majoritariamente litorânea. Por isso, o mais indicado é intercalar a madeira, por exemplo, com objetos feitos de cerâmica e pedras. Os tapetes, bem importantes nessa estética, devem ser preferencialmente de fibras naturais, como o algodão e o bambu.

Revestimentos marcantes

Espanha, Turquia e Grécia são países com uma cultura bastante enraizada no mundo todo. Portanto, na hora de utilizar o estilo destes lugares para construir o design de interior da sua residência, opte por elementos marcantes, que configurem personalidade. Ladrilhos hidráulicos em peças secas são uma boa dica, assim como os azulejos em ambientes úmidos. Outra possibilidade é apostar no mosaico.

Integração de ambientes

Assim como costuma ser em ambientes praianos, o Novo Estilo Mediterrâneo preza pela amplitude dos espaços. Portanto, a integração entre os cômodos, já uma tendência para 2022, se intensifica aqui. A ideia é, principalmente, fazer das áreas externa e interna, ao máximo possível, uma só. Para isso, aposte em derrubar algumas paredes para incorporar a varanda à sala de estar ou à cozinha, por exemplo. Essa eliminação de barreiras visuais aumenta a sensação de espaço e facilita a entrada de luz.

E as cores?

O sol é a grande inspiração da decoração mediterrânea, ao que tons quentes, como o terracotta, são bastante indicados. Mas o mar faz também parte do verão, então não esqueça de encaixar o azul nessa remodelagem dos ambientes, assim como o verde, o lavanda e o areia. Nas paredes, o ideal é manter o branco, sempre com a ideia de aproveitar a luz natural e deixar o protagonismo para os móveis e tecidos.