CONHEÇA A MARCA.

TEM MEBER BEM PERTO DE VOCÊ.
SAIBA ONDE ENCONTRAR.

Veja como economizar água e energia ao lavar roupa

Atitudes simples em casa ajudam na preservação de recursos naturais

 

Em tempos de intensos debates acerca das ações humanas sobre o meio ambiente, é mais do que necessária a adoção de novos hábitos que vão ao encontro da preservação dos recursos naturais. Tomar atitudes assim é mais simples do que se imagina, e elas podem começar a partir da adoção de mudanças de comportamento dentro da nossa própria casa. Você já parou para pensar quanta água é consumida numa “maquinada” de roupa?

Ainda que esses aparelhos estejam cada vez mais modernos – sempre confira o selo do Inmetro de eficiência antes de adquirir uma nova máquina –, muitas das máquinas em operação podem consumir entre 130 litros e 200 litros a cada ciclo de lavagem, conforme sua capacidade. Não é apenas o precioso recurso da água que esses equipamentos consomem. Também despendem de muita energia elétrica. Por isso, ao utilizar a máquina de lavar roupa, é preciso atenção para não desperdiçar água e energia.

Para economizar água, uma boa dica é observar o grau de sujeira da roupa. Se ela for superficial e localizada, lave a mão. Faça isso também com roupas delicadas. Também, opte pelos ciclos econômicos quando as roupas não estiverem muitas sujas – mas só faça isso quando a quantidade de peças for suficiente para evitar desperdício de água.

Da mesma forma, faça isso com as roupas mais sujas, deixando-as para serem lavadas junto. Uma outra ação que você pode executar, e que passa despercebida, é utilizar a quantidade exata de sabão em pó e de amaciante. Se usar além do necessário, a máquina fará novo enxágue, aumentando o consumo de água. Ainda, sempre opte pelos ciclos necessários, escolhendo as indicações corretas de tipo de roupa.

Outra forma de economizar água é evitar que, ao término do ciclo, ela escoe ralo abaixo. Para isso, coloque um balde grande na saída do cano e aproveite para utilizar em outras limpezas, como das calçadas, por exemplo. Para poupar energia elétrica, o grande truque é planejar o uso da máquina, de modo a não ficar ligando-a toda hora. Isso ajuda, e muito, a economizar na conta da luz.

Assim, as dicas para poupar água vão te ajudar também a reduzir o consumo de energia.  Portanto, junte mais peças para otimizar a lavagem, e opte pelo trabalho braçal ao precisar lavar peças menores e mais delicadas. O uso correto na medida de sabão e amaciante também evita o aumento do consumo de energia.

Se a sua máquina de lavar também for de secar, só utilize essa função em casos extremamente necessários. Isso porque ela gasta muita luz, mais do que a de lavar. Ou seja, isso significa que se você tiver uma máquina de secar separada, a orientação é mesma. Sabemos que, no verão, secar roupa não é um problema. Mas no inverno, principalmente no sul do país, isso pode ser uma briga. Para evitar isso, deixe roupas pesadas para serem lavadas quando o tempo estiver aberto. Os dias feios devem ser reservados apenas a peças mais urgentes de lavagem.

Não deixe de utilizar, também, a função centrifugar de sua máquina. Isso fará que ela saia menos molhada do aparelho. Caso seu equipamento não centrifugue de modo adequado, talvez valha a pena investir num aparelho que faça apenas isso.

Jamais sobreponha as roupas, e quanto mais elas estiverem afastadas no varal, melhor. Ter um ou mais varal móvel é uma necessidade no inverno. Unir o útil ao agradável também é uma opção. Se ligou o ar-condicionado, um dos aparelhos que mais consome energia, para aquecer a casa, aproveite para estender um varal próximo ao aparelho. Algumas peças menores também podem ser secadas com a ajuda de uma toalha. Estenda-a e coloque sobre ela a roupa a secar. Enrole e aperte, de modo que a toalha absorva o excesso da umidade da peça. O uso de cabides também ajuda, pois ele ajuda a deixar a peça estendida, facilitando a secagem ao ser pendurada no varal. O ventilador também pode ser bastante útil para acelerar esse processo.